Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
Desde 1949, que a Serenata Monumental da Queima das Fitas, vem sendo realizada no Largo da Sé Velha, quase ininterruptamente.
Em 2020, sob o pretexto de obras no Largo e, posteriormente, com uma pandemia, a mesma foi temporariamente realizada noutros locais, tendo essa mudança sido aceite pela comunidade académica por ser de carácter transitório. Findada a pandemia, e as obras no local que lhe causavam o impedimento, a Academia decidiu voltar a trazer a Serenata para o Largo da Sé Velha. No entanto, para tal, foram exigidos pelas autoridades competentes alguns critérios de segurança aceites pela organização e elaborado um Plano de Segurança.
Após a entrega do mesmo à Polícia de Segurança Pública, foi demonstrada uma total intransigência relativamente à realização do evento no Largo da Sé Velha, tendo inclusive rematado o seu primeiro parecer dizendo o seguinte: “Por tudo o que é aqui referido, informamos que o nosso parecer é NEGATIVO e assim se vai manter enquanto se mantiver a intenção de realizar o evento neste espaço.”.
No entanto, são inúmeros os eventos realizados neste espaço aos quais não são exigidas quaisquer medidas de segurança.
O relevo histórico deste evento é inegável, não só pelo que simboliza para todos os estudantes da Academia, bem como pela importância que tem na interação entre os mesmos e a cidade. Esta ligação é um excelente exemplo de uma cidade universitária integrada com as suas próprias tradições cerimoniais e culturais, que foram mantidas vivas através dos tempos e que tiveram um grande relevo aquando a atribuição de Património Mundial da UNESCO, à Universidade de Coimbra – Alta e Sofia.
Sair deste local é desvirtuar o que nos caracteriza, banalizando um espetáculo que é único e especial e que é identitário da cidade de Coimbra.
Deste modo apelamos a sua excelência, que através desta petição, consiga auxiliar-nos a manter viva uma tradição antiquíssima na cidade e na vida dos estudantes que por ela passaram, passam e passarão, garantindo a segurança de todos, o que cremos ser possível.
Cordialmente,
Diogo Luís Marins Ferreira
Presidente da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra
Petição - A aguardar assinaturas online
Subscritor(es): Diogo Luís Martins Ferreira
Primeiro subscritor: 1
Assinaturas entregues: 0
Assinaturas online: 680
Total de assinaturas: 681
Anexos
Vídeo