Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República Dr. Eduardo Ferro Rodrigues,

A comunicação é um processo que envolve a troca de informações sobre necessidades, desejos, percepções, conhecimento, entre outros aspectos, pelo menos entre dois interlocutores e por meio de regras compreendidas entre eles. Pode ser intencional ou não intencional, recorrer a sinais convencionais ou não, ocorrer através de modos verbais, orais ou escritos, e/ou não-verbais.
As alterações da comunicação, com elevado impacto na qualidade de vida daqueles que a possuem, podem ocorrer em qualquer um dos elementos constituintes do acto de comunicar: a motivação ou intenção de comunicar, a composição da mensagem a transmitir, a codificação e transmissão da mensagem, a recepção dos sinais, a descodificação e a interpretação da mensagem pelo receptor.
Os terapeutas da fala são definidos, segundo a European Speech and Language Therapy Association, como “o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações afins, ao nível da fala e da linguagem, bem como das alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo a aprendizagem), oromuscular, respiração, deglutição e voz. Neste contexto, a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não-verbal.”
A Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF) é a única sociedade científica portuguesa no âmbito das Tecnologias da Saúde. A SPTF foi criada no dia 8 de Janeiro de 2014, com a finalidade de congregar terapeutas da fala e profissionais de áreas afins dedicados, nos âmbitos nacional e internacional, às actividades educacionais e clínicas ligadas à Terapia da Fala. Para a prossecução dos seus vários objectivos, é sua pretensão “incentivar e organizar campanhas de cariz social que visem promover, preservar e recuperar a saúde da população”.
Neste âmbito, propomos a discussão da Petição Pública da criação do “Dia Nacional da Comunicação”, a celebrar no dia 8 de Janeiro, data da criação da SPTF. Pretende-se que este Dia Nacional seja o alavancar da consciência colectiva para a temática da Comunicação humana e das suas múltiplas perturbações, quer sejam do desenvolvimento ou adquiridas.

Petição - A aguardar assinaturas online

Subscritor(es): Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (Presidente Paula Correia)


Primeiro subscritor: 1

Assinaturas entregues: 1

Assinaturas online: 581

Total de assinaturas: 583